CABUL DESENCANTADA - Robson de Moraes

20/02/2012 12:00

 

Prometeram-me a Felicidade;

 Constituída estou como sujeito da forma valor;

Minha desigualdade objetiva foi esquecida por uma abstrata igualdade;

Obscura e autoritária.

 

 Converteram-me em minha própria negação;

O abuso do outro, é hoje, minha satisfação;

A simples ausência da dor, meu prazer;

O agonizante sofrimento alheio, meu alívio;

Estou ameaçada pela felicidade.

 

Prometeram-me a Liberdade;

Cambaleante e desorientada me dirigi a Razão;

Rechacei as formas pré-existentes;

Absolvi a legitimidade do progresso;

Domei paixões, instintos e crenças;

Obscuras e autoritárias.

 

Converteram-me em uma cisão ofuscada do universal moderno;

Autodomesticada, consumo e adormeço;

Afirmo-me como objeto;

Expressão maldita de uma herança que não é minha;

Nas inabitáveis ruínas de minha consciência ainda recordo:

Prometeram-me.

 

Robson de Moraes
Geógrafo pela PUC-Goiás e Mestre em Geografia pela UFG.
Professor do curso de Geografia da UEG-Goiás.